
A reunião aconteceu em tom de parceria e muita disponibilidade tanto da secretaria quanto do SEBRAE, no sentido de concretizar uma parceria entre o município e o órgão, para a prestação do serviço de consultoria na reestruturação da agricultura do município. A atenção deve-se à constatação de que, segundo dados do IBGE, Teolândia movimentou em 2012, cerca de 21 milhões de reais na agricultura familiar, fato que não pode ser ignorado, afirmou o Secretário.
Por esse motivo o município tem buscado a parceria e consultoria de diversos órgãos, em especial do SEBRAE para cuidar das questões burocráticas que envolvem a produção e escoamento da produção, assim como para orientá-los na padronização da produção. Além disso, existe a preocupação com o impacto ambiental gerado pelos resíduos resultantes da produção, o que será tratado com “tecnologia de baixo custo” como salientou Wilton Pedreira, consultor SEBRAE.
A parceria já é concreta e busca também criar um SELO MUNICIPAL DA AGRICULTURA, o que irá marcar toda a produção, e facilitar a sua inserção nos mercados, além de colocar Teolândia em destaque. Todos os esforços da Secretaria, apoiada pelo prefeito Lázaro, é para que o município aumente a sua produção e o faça com qualidade a fim de acessar os grandes mercados e gerar renda para os produtores rurais, o que naturalmente irá incrementar a cadeia do comércio local.
Durante a reunião foi apresentado também o projeto Sala do Empreendedor, que funcionará como um órgão de consultoria permanente na cidade. Para isso, o município precisaria disponibilizar o espaço e os profissionais que serão treinados pelo SEBRAE, o que provavelmente acontecerá, confirmou o secretário Neto. Essa é uma forma de disponibilizar a consultoria todos os dias para o produtor, além da presença sistemática dos consultores do SEBRAE.
As primeiras ações concretas já foram iniciadas com a visita dos agentes do SEBRAE, acompanhados de prepostos da Secretaria municipal, às quatro agroindústrias existentes em Teolândia. A agroindústria do limoeiro será a primeira a receber a visita. Ela é destinada à produção de farinha e fécula de mandioca. As do São Paulinho, Tanque Grande e Km 85 também receberão a visita. Elas são os primeiros alvos da ação de reestruturação pela qual a agricultura municipal passará.
Também estiveram presentes na reunião, a senhora Vanuza, assessora de assuntos relativos à pasta da agricultura, Glória presidente da associação do Km 85 e Anderson técnico agrícola da Secretaria.
Fonte: Arautos de Teolândia
Nenhum comentário:
Postar um comentário