quinta-feira, 15 de agosto de 2013

APUAREMA: População se queixa de atendimento desumano na Secretaria de Saúde



A Redação do Blog Apuarema em Foco recebeu diversas reclamações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) contra a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo os reclamantes, existe uma enorme dificuldade para a marcação e realização de exames, consultas, transportes ou procedimentos médicos, a exemplo de cirurgias. 

Ainda de acordo com os denunciantes, em alguns casos, o obstáculo é a demora para a marcação de exames ou consultas; em outros nem a marcação é feita, pois, quando passa das cotas, disponibilizadas pelo governo estadual, a Secretaria de Saúde não paga particulares. 

Familiares de alguns pacientes, com casos mais graves, afirmaram que, não sabem mais o que fazer ou a quem recorrer para conseguirem o direito de cuidar e lutar pela vida dos entes-queridos. Outro fato que levantou a crítica se deu na ausência de pessoas para conduzirem os pacientes para as cidades vizinhas, porque muitas vezes não sabem como identificar as clínicas ou consultórios. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou: “que realiza vários procedimentos além das cotas estabelecidas pelas pactuações, por exemplo: exames laboratoriais realizados semanalmente no município, tomografias, Raio-x, Ultrassonografia, consultas de especialidades variadas, dentre outras. Esses exames são realizados de acordo a realidade do município, infelizmente as cidades que o município tem pactuações não estão cumprindo com as cotas pactuadas (o problema será discutido na DIRES na próxima reunião 13/08), ora não consegue marcação ou quando consegue a vaga não está disponível o profissional. Porém com toda dificuldade encontrada a Secretaria de Saúde se empenha para buscar melhorias para esses usuários e realiza exames dos pacientes mais graves. 

Atualmente a demanda está maior do que o serviço, o que dificulta o número de atendimentos. Ressaltamos que problema de Saúde atinge todo o Brasil e Apuarema não tem capacidade para resolver todos os problemas sozinhos".

(Fonte: Apuarema em Foco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário