domingo, 18 de agosto de 2013

BRASILEIRO CONQUISTA SEGUNDO LUGAR EM COMPETIÇÃO DA NASA

Um bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na Itália conquistou o segundo lugar no desafioDeployable Greenhouse, competição mundial com foco na solução de questões ligadas à exploração espacial. A atividade é realizada pelo Kennedy Space Center da agência aeroespacial norte-americana, a Nasa.

Dilermando da Costa Ferreira Neto e sua equipe apresentaram o projeto Green on the Red Planet, que consiste em uma estufa autônoma, com módulos infláveis e funcionamento automático, capaz de sustentar até quatro astronautas em missões de longa duração em Marte. A estufa conta ainda com sistemas para controle das condições ambientais no uso de energias renováveis e um sistema de robôs para a colheita das plantas, de forma a facilitar a implantação de uma futura colônia permanente no planeta vermelho.

Para Dilermando, estudante do 7° semestre de engenharia de controle e automação, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a participação no programa Ciência sem Fronteiras lhe concedeu uma visão diferente do mundo. "Neste ano tive a oportunidade de estudar em uma instituição de excelência, conheci diversas culturas diferentes, aprimorei os meus conhecimentos em engenharia e nas línguas inglesa e italiana. Toda essa experiência somada me ajudou a superar os desafios do International Space Apps Challenge e o fato de estar em Roma, uma das cidades sede do evento, motivou-me ainda mais a participar", disse.

Como premiação, os componentes foram convidados pela Nasa a visitar o Kennedy Space Center, nos Estados Unidos, e a assistir, no dia 18 de novembro, ao lançamento do Mars Atmosphere and Volatile EvolutioN (Maven), sonda que vai estudar a atmosfera de Marte e suas mudanças ao longo do tempo. 

Edição: Arautos de Teolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário